Pular para o conteúdo principal

RIO SOFT POWER

O Rio de Janeiro é mais que um lugar, é uma força criativa com influência global. O projeto Rio Soft Power, da Firjan, reúne uma série de ações estratégicas para valorizar a cultura, os estilos de vida e os talentos locais que transformam o intangível em ativos reais para indústria, negócios, turismo e reputação.

Vamos mostrar ao mundo que a próxima grande onda da economia criativa nasce aqui.

Imagem
Rio Soft Power

O QUE É SOFT POWER

A Casa Firjan preparou uma série de videoaulas para você

Clique para assistir #RioSoftPower: O que é Soft Power? | Aula 1

O que é Soft Power? | Aula 1

Léo Edde, presidente da Riofilme, apresenta a origem do Soft Power e mostra como ele pode impulsionar o desenvolvimento de cidades, estados e países.

Clique para assistir #RioSoftPower: O que é Soft Power? | Aula 2 - Exemplos Internacionais

O que é Soft Power? | Aula 2

Conheça como países como EUA, Coreia do Sul e França usam o Soft Power para ampliar sua influência e construir reputações globais sólidas.

Clique para assistir #RioSoftPower: O que é Soft Power? | Aula 3 - "Medindo" o Soft Power

O que é Soft Power? | Aula 3

Descubra os dados que medem o Soft Power, os fatores que moldam essa influência e como países conquistam mentes e corações pelo mundo.

Clique para assistir #RioSoftPower: O que é Soft Power? | Aula 4 - Soft Power + Rio de Janeiro

O que é Soft Power? | Aula 4

Com criatividade e identidade cultural, entenda como o Rio pode usar o Soft Power para gerar valor, atrair investimentos e fortalecer sua economia criativa.

Clique para assistir #RioSoftPower: A Indústria Audiovisual e as Film Commissions | Aula 5

A Indústria Audiovisual e as Film Commissions | Aula 5

Descubra como o Rio pode fortalecer seu Soft Power ao investir no audiovisual, inspirando-se no modelo de sucesso da Coreia do Sul.

Clique para assistir #RioSoftPower: A Indústria Audiovisual e as Film Commissions | Aula 6

A Indústria Audiovisual e as Film Commissions | Aula 6

Cidades “film friendly” como o Rio geram empregos, atraem investimentos e entram no radar global do audiovisual com organização e criatividade.

Clique para assistir #RioSoftPower: A Indústria Audiovisual e as Film Commissions | Aula 7

A Indústria Audiovisual e as Film Commissions | Aula 7

Veja como o audiovisual transforma territórios e constrói novas narrativas, como em Marechal Hermes, Cabaceiras e Santos.

Clique para assistir #RioSoftPower: A Indústria Audiovisual e as Film Commissions | Aula 8

A Indústria Audiovisual e as Film Commissions | Aula 8

Film Commissions como a Rio Filme mostram como o audiovisual pode ser política pública e estratégia de Soft Power para o Rio e o mundo.

Clique para assistir #RioSoftPower: O potencial da Indústria do Entretenimento | Aula 9

O potencial da Indústria do Entretenimento | Aula 9

Nesta aula, descubra como eventos e experiências se conectam ao Soft Power de forma estratégica transformando cidades.

Clique para assistir #RioSoftPower: O potencial da Indústria do Entretenimento | Aula 10

O potencial da Indústria do Entretenimento | Aula 10

Descubra como algumas cidades brasileiras têm aproveitado o Soft Power para transformar suas histórias através de grandes eventos.

Clique para assistir #RioSoftPower: O potencial da Indústria do Entretenimento | Aula 11

O potencial da Indústria do Entretenimento | Aula 11

Você sabia que a Indústria do Entretenimento está profundamente conectada com várias cadeias de valor, tanto da indústria tradicional quanto da indústria criativa?

Clique para assistir #RioSoftPower: O potencial da Indústria do Entretenimento | Aula 12

O potencial da Indústria do Entretenimento | Aula 12

Entenda como as Event Bureaus são apoiadas por políticas públicas e conselhos municipais para garantir recursos e engajamento, gerando impacto real e sustentável.

Descubra o Mapa Rio Soft Power

Estudo inédito da Firjan revela as vocações criativas e os ativos estratégicos de 20 municípios fluminenses. Mais do que dados, o Mapa Rio Soft Power mostra como cultura, identidade e estilo de vida podem gerar valor real para negócios, territórios e pessoas. Baixe agora e descubra como o Soft Power pode se tornar um diferencial competitivo.

Imagem
Mapa Rio Soft Power

MAIS SOBRE SOFT POWER E INDÚSTRIA CRIATIVA

Assista às palestras e painéis da série Diálogos, da Casa Firjan

Clique para assistir Diálogos Criativos | Soft Power: a influência do Rio de Janeiro na imagem do Brasil para o mundo

Soft Power: a influência do Rio de Janeiro na imagem do Brasil para o mundo

Clique para assistir Diálogos Criativos #2 | O valor do intangível

Soft Power: O valor do intangível

Clique para assistir Diálogos Criativos #3 - Soft Power e Indicação Geográfica | Casa Firjan

Soft Power e Indicação Geográfica

Clique para assistir Diálogos Criativos #4 | O futuro das profissões criativas | Casa Firjan

O Futuro das Profissões Criativas

Clique para assistir Diálogos Criativos: Rio Além da Bolha - Pt. 1: Identidade Cultural | Casa Firjan e Grupo de Mídia RJ

Rio Além da Bolha - Pt. 1: Identidade Cultural

Clique para assistir Diálogos Criativos: Rio Além da Bolha - Pt. 2: Periferia na Lente | Casa Firjan e Grupo de Mídia RJ

Rio Além da Bolha - Pt. 2: Periferia na Lente

Clique para assistir Diálogos Criativos: Rio Além da Bolha - Pt. 3: Pensar Sustentável | Casa Firjan e Grupo de Mídia RJ

Rio Além da Bolha - Pt. 3: Pensar Sustentável

Clique para assistir Diálogos Criativos: Rio Além da Bolha - Pt. 4: O Futuro do Rio | Casa Firjan e Grupo de Mídia RJ

Rio Além da Bolha - Pt. 4: O Futuro do Rio

Clique para assistir Diálogos Criativos #6 - Cidades Criativas | Casa Firjan

Cidades Criativas

Clique para assistir Diálogos Criativos: O que falta para o Rio ser a capital da Indústria da Música?​ - Pt. 1

O que falta para o Rio ser a capital da Indústria da Música?​ - Pt. 1

Clique para assistir Diálogos Criativos: O que falta para o Rio ser a capital da Indústria da Música?​ - Pt. 2

O que falta para o Rio ser a capital da Indústria da Música?​ - Pt. 2

Clique para assistir Diálogos Criativos: O que falta para o Rio ser a capital da Indústria da Música?​ - Pt. 3

O que falta para o Rio ser a capital da Indústria da Música?​ - Pt. 3

Clique para assistir Diálogos Criativos: O que falta para o Rio ser a capital da Indústria da Música?​ - Pt. 4

O que falta para o Rio ser a capital da Indústria da Música?​ - Pt. 4

Clique para assistir Diálogos Criativos #8 - Lançamento da 8ª edição do Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil - Pt.1

Lançamento da 8ª edição do Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil - Pt.1

Clique para assistir Diálogos Criativos #8 - Lançamento da 8ª edição do Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil - Pt.2

Lançamento da 8ª edição do Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil - Pt. 2

Clique para assistir Diálogos Criativos #8 - Lançamento da 8ª edição do Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil - Pt.3

Lançamento da 8ª edição do Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil - Pt. 3

MAPEAMENTO DA INDÚSTRIA CRIATIVA

O Mapeamento da Indústria Criativa 2025, da Firjan, revela o impacto e a complexidade do setor criativo brasileiro em todas as regiões do país. São 13 segmentos interligados que movimentam talentos, negócios e territórios. Mais que números, o estudo aponta tendências e oportunidades que orientam políticas públicas e estratégias de mercado. Baixe agora o estudo completo e descubra a força criativa que move o Brasil.

Imagem
Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil