Pular para o conteúdo principal

Encontro Internacional da Indústria Criativa

26 e 27 de novembro
PALESTRANTES

Veja quem já confirmou presença no Encontro Internacional da Indústria Criativa

Imagem
Barbara Cavalcante
Barbara Cavalcante
Lola from Rio
Imagem
Carina Quirino
Carina Quirino
Reviver Centro
Imagem
Daniele Canedo
Daniele Canedo
Observatório da Economia Criativa
Imagem
Felipe Meier
Felipe Meier
Firjan
Imagem
Julia Vidal
Julia Vidal
Ewà Poranga
Imagem
rafa-bqueer
Rafa BQueer
Artista
Imagem
Marina Roale
Marina Roale
Consumoteca
Imagem
Maurício Guedes
Maurício Guedes
Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro
Imagem
Yamê Reis
Yamê Reis
Rio Ethical Fashion
Imagem
David Park
David WJ Park
Korea Creative Content Agency
Imagem
John Newbigin
John Newbigin
World Conference on Creative Economy
Imagem
Julia Zardo
Julia Zardo
Firjan
Imagem
Konrad Jagodzinski
Konrad Jagodzinski
Brand Finance
Imagem
Oswaldo Neto
Oswaldo Neto
Firjan
Imagem
Tatiana Roque
Tatiana Roque
Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro
Imagem
Almir Mirabeau
Almir Mirabeau
ESDI UERJ
Imagem
Claudia Leitão
Claudia Leitão
MinC
Imagem
Claudio Magalhães
Claudio Magalhães
PUC Rio
Imagem
Felipe Continentino
Felipe Continentino
Queremos!
Imagem
Glaucio Binder
Glaucio Binder
Binder Comunicação
Imagem
Higo Lopes
Higo Lopes
Granado
Imagem
João Figueiredo
João Figueiredo
ESPM Rio
Imagem
Maria luz
Maria luz
ArtRio
Imagem
Francesca Galli
Francesca Galli
Italian Trade Agency
Imagem
pedro-oliveira
Pedro Oliveira
Casa Savana
Imagem
Milena Calvo Juarez
Milena Juarez
Fab Lab Barcelona
Imagem
marcio-borges
Marcio Borges
W/McCann
Imagem
rita-fernandes
Rita Fernandes
Casa Bloco
Imagem
luis justo
Luis Justo
Rock in Rio
Imagem
andrea-alves
Andrea Alves
TOCA
Imagem
leo-jose
Leonardo José
CIEDS
Imagem
rodolfo-medina
Rodolfo Medina
Artplan
Imagem
joana-siqueira
Joana Siqueira
Firjan
Imagem
eduardo-masini
Eduardo Masini
Galeria Athena
Imagem
Adriana Hack (Casa Mundo Pesquisa)
Adriana Hack
Casa Mundo Pesquisa
Cinza

PROGRAMAÇÃO

Confira a programação dos dois dias do evento

Palestras

9h às 9h30
Auditório Aquário

Abertura oficial do Encontro Internacional da Indústria Criativa

Abertura
9h30 às 10h20
Auditório Aquário

“Latina demais para ser minimalista”: moda com identidade e Soft Power

O painel propõe uma reflexão sobre como a estética vibrante e cheia de identidade da cultura latina — com suas cores, texturas e narrativas — se contrapõe ao minimalismo global e se transforma em um poderoso ativo de Soft Power. A moda produzida no Rio será destacada como expressão dessa identidade e como diferencial competitivo na indústria criativa.

Marina Roale (Consumoteca)
Yamê Reis (Rio Ethical Fashion)
Júlia Vidal (Ewà Poranga)
Nathalia Coelho (Mediação)
9h30 às 10h20
Sala Cocriação

Blockbusters data-driven: inteligência analítica para alavancar o cinema brasileiro

Vamos explorar, neste painel, como o uso estratégico de dados pode impulsionar o audiovisual brasileiro. Ferramentas como o Market Share ajudam o setor a entender o comportamento do público, medir a competitividade e planejar ações mais eficazes para alcançar resultados expressivos.

João Figueiredo (ESPM Rio)
Joana Siqueira (Firjan)
10h45 às 11h35
Auditório Aquário

Queremos!, Festival TOCA e Casa Bloco: a potência dos festivais de música de médio e pequeno porte

A partir de cases como Queremos!, TOCA e Casa Bloco, este painel discute o papel estratégico dos festivais de médio e pequeno porte no Rio. Eles geram impacto cultural e econômico, fortalecem a economia criativa local e consolidam o estado como referência em experiências culturais autênticas.

Felipe Continentino (Queremos!)
Andrea Alves (TOCA)
Rita Fernandes (Casa Bloco)
Fred Portela (Mediação)
10h45 às 11h35
Sala Cocriação

Design estratégico para negócios: da pesquisa acadêmica ao resultado prático

Neste painel, vamos debater como o Design aplicado com base científica tem aproximado a academia do mercado, contribuindo para soluções criativas e estratégicas nos negócios. A experiência de programas de pós-graduação no Rio mostra como essa integração aumenta a competitividade, agrega valor e impulsiona a inovação na indústria.

Almir Mirabeau (ESDI UERJ)
Cláudio Magalhães (PUC Rio)
Maria Isabel Oschery (Mediação)
12h às 12h50
Auditório Aquário

O Rio é trendsetter: a vocação global da cidade para os melhores eventos

Este painel discute como o Rio de Janeiro se consolidou como palco global para grandes eventos culturais e esportivos. Com paisagens icônicas e forte capacidade de criar experiências memoráveis, a cidade reforça seu Soft Power e sua influência na economia criativa e no turismo mundial.

Adriana Hack (Casa Mundo Pesquisa)
Leo Edde (Mediação)
12h às 12h50
Sala Cocriação

A nova cena do mercado de arte no Rio de Janeiro

O painel analisa a transformação do mercado de arte carioca, impulsionado por novas galerias, artistas experimentais e tecnologias. Com R$ 2,9 bilhões movimentados em 2023, o setor vive uma fase de expansão criativa que reposiciona a arte brasileira no cenário global.

Rafa BQueer (Artista Plástica)
Maria Luz Bridger (ArtRio)
Eduardo Masini (Galeria Athena)
Ana Dias (Mediação)
14h20 às 15h10
Auditório Aquário

Publicidade e Marketing no Rio: desafios e reinvenção criativa

Apesar dos desafios recentes, o Rio segue sendo um polo criativo reconhecido. Neste painel, vamos discutir como a cidade pode usar sua inventividade, talento e capacidade de improviso para reposicionar a publicidade local, atrair negócios e projetar novas narrativas para o mercado nacional e internacional.

Glaucio Binder (Binder Comunicação)
Marcio Borges (W/McCann)
Rodolfo Medina (Artplan)
14h20 às 15h10
Sala Cocriação

O Rio de Janeiro no radar da inovação global

Este painel discute como iniciativas como o Rio AI City e o fortalecimento do ecossistema tech local estão posicionando o Rio como polo de inovação. A proposta é mostrar como tecnologia e dados podem atrair investimentos e gerar soluções para desafios urbanos como mobilidade, meio ambiente e segurança.

Tatiana Roque (SMCT)
Maurício Guedes (SEDEICS)
Felipe Meier (Firjan)
Júlia Zardo (Mediação)
15h35 às 16h25
Auditório Aquário

Beleza com o DNA do Rio de Janeiro: cosméticos, estilo de vida e Soft Power

Entenda como marcas como Granado e Lola Cosmetics usam o Rio como ativo estratégico em seus posicionamentos globais. A partir da diversidade, identidade local e estilo de vida, elas exploram o Soft Power carioca para construir conexões autênticas com o mercado e o público.

Higo Lopes (Granado)
Bárbara Cavalcante (Lola from Rio)
Natany Paz Borges (Mediação)
15h35 às 16h25
Sala Cocriação

Economia Criativa com dados: métricas, indicadores e estratégia

Os painelistas debaterão o papel dos dados e indicadores no desenvolvimento de políticas públicas para a Economia Criativa. Com a retomada da Secretaria de Economia Criativa e iniciativas como o OBEC, o foco está na produção de informações confiáveis que fortaleçam o setor e orientem decisões estratégicas.

Cláudia Leitão (MinC)
Daniele Canedo (UFBA)
Paulo Vitor Lemos (Mediação)
16h50 às 17h40
Auditório Aquário

A cidade como ativo estratégico: grandes eventos que levam a marca do Rio para o mundo

Este painel debate como o Rio de Janeiro projeta sua imagem global por meio de eventos icônicos como o Rock in Rio e a Maratona do Rio. A cidade, que carrega uma marca poderosa e espontânea, transforma experiências culturais e esportivas em Soft Power com alcance internacional e valor estratégico.

Luis Justo (Rock in Rio)
Oswaldo Neto (Mediador)
16h50 às 17h40
Sala Cocriação

Região Central em movimento: reencantar o coração do Rio de Janeiro

Este painel discute como o centro do Rio pode unir patrimônio e inovação para impulsionar um futuro sustentável e criativo. Iniciativas como o Reviver Centro, o Mapa Empreendedor Pequena África e a Casa Savana revelam caminhos para a reocupação, inclusão e valorização da cultura e dos pequenos negócios na região.

 

Carina Quirino (Reviver Centro)
Leonardo José (CIEDS)
Pedro Oliveira (Casa Savana)
Antenor Oliveira (Mediação)

Palestras

9h às 10h
Auditório Aquário

Lançamento do Mapa Rio Soft Power: levantamento inédito da Firjan

Este painel apresenta o Mapa Rio Soft Power, um estudo da Firjan que identifica ativos simbólicos e oportunidades em 20 municípios fluminenses. A proposta é mostrar como percepção, imagem e reputação podem ser transformadas em estratégias de desenvolvimento e fortalecimento territorial.

Júlia Zardo (Firjan)
Oswaldo Neto (Firjan)
10h10 às 11h
Auditório Aquário

K-Content Economy: a fórmula sul-coreana para conquistar o mundo

Conheça a atuação da KOCCA, agência que impulsiona as indústrias criativas da Coreia do Sul — como K-pop, cinema, games e moda — no cenário global. Com presença no Brasil, ela promove a internacionalização de conteúdos coreanos com apoio em políticas públicas, financiamento, P&D e estratégias de mercado.

David WJ Park (Korea Creative Content Agency)
11h10 às 12h
Auditório Aquário

Pesquisa, educação e Design para repensar as cidades

Referência global em inovação e fabricação digital, o Fab Lab Barcelona combina educação, sustentabilidade e impacto social. A palestra apresenta projetos como o MDEF e a Fab Academy, que unem design e tecnologia para construir cidades mais resilientes e criativas.

Milena Calvo Juarez (Fab Lab)
12h10 às 13h
Auditório Aquário

Soft Power como estratégia para internacionalização de negócios globais

Responsável pela publicação do Global Soft Power Index, um ranking que mede o soft power de países no cenário internacional, a Brand Finance ajuda empresas a entenderem o valor de suas marcas a nível global. A consultoria independente e líder mundial em avaliação de marcas também auxilia no desenvolvimento de estratégias que utilizem o soft power para aumentar esse valor em diferentes contextos culturais e econômicos.

Konrad Jagodzinski (Brand Finance)
14h30 às 15h20
Auditório Aquário

A experiência da Tony Elumelu Foundation para a formação de talentos criativos na África

Vamos conhecer a experiência da Tony Elumelu Foundation, presente em mais de 50 países africanos. Com foco na economia criativa, a fundação oferece financiamento, mentoria e capacitação para empreendedores, além de articular políticas públicas e investimentos no setor.

Tony Elumelu Foundation
16h30 às 17h20
Auditório Aquário

As ações da Itália e o “Made in Italy” para a produção de bens de consumo (moda, habitação e indústria cultural e criativa)

A palestra apresenta a marca Made in Italy como um símbolo de excelência e autenticidade. Com forte presença nos setores de moda, design e indústrias criativas, a iniciativa do governo italiano projeta o país globalmente e transforma sua identidade cultural em ativo estratégico de alto valor.

Francesca Galli (Italian Trade Agency)
17h30 às 18h20
Auditório Aquário

Criatividade como um ativo: o valor estratégico da propriedade intelectual

Com trajetória marcante à frente da Creative England e como conselheiro do governo britânico, John Newbigin discute como a criatividade deve ser tratada como vantagem competitiva. A palestra destaca o papel da propriedade intelectual e de políticas públicas para o fortalecimento da economia criativa.

John Newbigin (World Conference on Creative Economy)
18h20 às 18h30
Auditório Aquário

Encerramento

Julia Zardo

FAQ

Tire suas dúvidas sobre o Encontro Internacional da Indústria Criativa

  • É um evento que reúne especialistas nacionais e internacionais para discutir os caminhos do desenvolvimento da Indústria Criativa no Rio de Janeiro e no Brasil. Mais do que um espaço de debate, o Encontro propõe uma reflexão estratégica sobre como transformar cultura, estilo de vida e identidade em força econômica e reputacional, ou seja, como ativar o Soft Power do Rio de Janeiro como motor de inovação, negócios e projeção internacional.

    A programação é inspirada em experiências bem-sucedidas ao redor do mundo e busca mostrar como o potencial criativo do Rio pode ser traduzido em produtos, serviços e soluções com alto valor agregado. Da música ao design, do audiovisual à gastronomia, o evento é uma oportunidade única de conectar talentos, ideias e políticas públicas em prol de um futuro mais criativo e competitivo.

  • Sim. O evento é 100% presencial, na Casa Firjan, e não terá transmissão ao vivo. O conteúdo será disponibilizado posteriormente, na íntegra, em "casafirjan.com.br". 

  • Aqui mesmo, em http://riosoftpower.firjan.com.br/encontro-internacional-da-industria-criativa. Ao clicar em "inscreva-se", você poderá escolher três tipos de ingresso: Dia 1 (26/11); Dia 2 (27/11) e Dias 1 e 2 (26/11 e 27/11). A entrada é gratuita. 

  • A Casa Firjan está localizada na rua Guilhermina Guinle, 211 - Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro.